Cansado do aspirador velho e barulhento, decidi que estava na hora de adquirir um novo. Desta vez eu resolvi escolher por um modelo mais silencioso, e ai começaram os problemas...
O que é silencioso para muita gente, não é para outros. Existe a escala de decibéis, isso permite que valores sejam utilizados comparativamente.
Os decibéis são uma escala logarítmica , ou seja de 10 para 20 a diferença não é a mesma do que de 90 para 100. Conforme ilustra a figura abaixo:
(Imagem retirada do blog da Manuela Correia - Opus5. Para quem quiser ler um pouco mais tem o site do Departamento de Música da ECA-USP http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/intensidade/db.html e o Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia da UFMG http://www.fonologia.org/acustica_osom_3.php)
Pois bem, sabendo que existe a tal Instrução Normativa IBAMA nº 15, de 18 de fevereiro de 2004, que estabelece a obrigatoriedade do uso do SELO RUÍDO em aspiradores de pó nacional e importado. Sim aquele blabla que fizeram em meados de 1990, só resultou na obrigaçao so selo em 2004. Antes tarde do que nunca.
[1]
Segundo o site do próprio inmetro:
Deve estar colado no produto ou em sua embalagem, para que na hora da compra, você possa escolher aquele que tenha o menor nível de potência sonora. Assim, fica fácil comparar os modelos e escolher qual o melhor para você
[2]
Para quem nunca viu o tal selo, aqui esta um exemplo:
(Foto por Rafaela do blog Mundo de Beauty)
Mas o que acontece quando se compra pela internet?
Simples, não existe essa informação. É muito comum que as lojas não mostrem todos dados técnicos que os fabricantes as vezes fornecem, mas neste caso fui justamente aos sites dos fabricantes.
Não para minha surpresa, poucos fabricantes apresentam essa informação. O Resultado da minha pequena pesquisa ficou assim:
O Parcial significa que apenas alguns (ou mesmo um) modelo apresenta essa informação. Em geral as empresas gostam de se gabar dos silenciosos, aqueles com algo em torno de 85 dB. Já os barrulhentinhos, eles não mencionam.
Assim resolvi olhar o selo nas lojas, mas muitos modelos eu não encontrei. A única opção era entrar em contato direto com as empresas fabricantes e solicitar essa informação. Ai começa a segunda parte da jornada...
Vários fabricantes tem um atendimento péssimo, alguns tão ruins que eu desisti de tentar.
Resultado dos modelos:
Qual motivo para eu ter escolhido estes modelos e não outros? Principalmente o preço, e os que encontrei.
Já o resultado do atendimento:
Notem a demora e a incompetência geral do atendimento. O Chat da brastemp me pareceu uma piada, quem é que indica um site inexistente para um consumidor? INMETRO.COM.BR ?
Exigir CPF simplesmente para entrar em contato? Que isso!
Quanto ao fato da Electrolux não ter 0800, é um caso para o PROCON...
Para finalizar, o modelo Ultra Silence da electrolux, que infelizmente não é mais vendido no brasil... Saiu de linha e não tinha esses 1800W da foto, aqui o modelo era mais raquítico.
(Foto por Holger.Ellgaard sob CC BY-SA 3.0)