Diferente do post "36 Coisas que você obviamente precisa na sua nova casa" (que na verdade foi apenas traduzido de um site estrangeiro sem o menor critério ou adaptação), o meu post vai ser de coisas mais reais, uteis e que façam sentido a realidade brasileira.
Se você já tem alguma dessas coisas na sua casa, parabéns, mostre aos seus amigos e talvez assim a construção civil comesse a evoluir.
Bom deixar claro que fiz apenas uma lista com algumas ideias da minha cabeça, algumas inclusive de custo bem baixo. Não fiz nenhum estudo aprofundado nem copiei outras listas. Tão pouco sou arquiteto e nem vou dar dicas ou respostas.
Quem se interessar, pesquise.
1. Sistema de descarga com acionamento duplo (Dual Flush)
Permite uma descarga com menos água (3L) para líquidos, economia na conta de água.
2. Iluminação natural
Seja uma claraboia, um solatube, tijolo de vidro, telha vidro ou mesmo uma garrafa PET (com água e algumas gotas de desinfetante) atoxada no telhado. O que vale é economizar energia e ter ambientes mais agradáveis.
3. Aquecimento solar para água
Existem soluções para quase todos bolsos, algumas com maior eficiência outras apenas como um pré-aquecimento.
4. Janelas com vidro duplo
Mantenha o barulho, o calor ou o frio, do lado de fora. Sim o custo é bem alto, mas dependendo da região em que vai construir, vale apena.
5. Captação de água da chuva
Ajuda na conta de água, principalmente para quem gosta de regar um vasto quintal, lavar o carro ou lavar a calçada com frequência.
6. Ter um espaço para tirar os calçados na entrada
Muito comum no Japão e no Oriente Médio, tirar o calçado logo na entrada da casa significa não levar tanta sujeira para dentro.
7. Uma rede de balanço
Tradicional em algumas regiões do país e esquecida em outras. Uma rede é sempre uma ótima opção de descanso no verão e ainda serve como cama para uma visita de ultima hora. Se não planejada, a colocação dos ganchos pode causar acidentes com o uso da rede, então vale apena pensar onde você pretende instalar.
8. Revestimento cerâmico externo
Além de melhorar o isolamento térmico e (se bem assentado) impedir infiltrações de umidade, facilita a limpeza e não requer tanta manutenção quanto uma pintura comum.
9. Portas largas
Muita gente só descobre que a porta é estreita quando já esta com a mudança na mão e o armário (ou a geladeira) entala. Portas mais largas dão mais conforto e ajudam na circulação de ar, além de facilitar a entrada com objetos maiores e ser essencial para alguns deficientes. No mínimo 82 cm, o ideal é de 90cm.