Demagogia é a estratégia de obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público, tipicamente por meio de retórica e propaganda passionais, e frequentemente usando temas populistas
Demagogia. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Demagogia> Acesso em: 23 se 2012.
Programas como o "Alô comunidade" me deixaram com pulga atras da orelha.
Claro que todas pessoas merecem respeito, pelo simples fato de serem pessoas humanas.
Ai vem todo papo de dignidade e autoestima, mas me parece que tem muita coisa que deveria vir ANTES.
Curiosamente todos episódios desse quadro da RBS que eu vi, mostravam favelas ou bairros pobres.
A principio o programa, assim como uma cultura geral do pobrismo, parece apenas idolatrar o mau português e mostrar os hábitos de pessoas simples como se fosse um documentário da National Geographic. Não por acaso, mas o programa ganhou um premio de uma associação de Marketing, sim como marketing é ótimo, faz a favela parecer algo normal digno e aceitável.
Como é que se fala em dignidade, sem falar nas condições de vida dessas pessoas?
Que dignidade tem alguém sem sanamento básico?
Sem transporte público ?
Sem ter como ser atendido pelo SAMU ?
“[As dificuldades foram] Principalmente de acesso” coronel do Corpo de Bombeiros José Luis Borges, São Paulo. Em reportágem de Elaine Patricia Cruz.
Parece que nada disso vem ao caso para o governo e muito menos para maior parte da mídia televisiva.
Afinal se convencerem um pobre, que ele tem valor e dignidade mesmo nessas condições, é bem mais fácil mante-lo nessas condições. E mais barato também.
Montar um show de balé clássico para uma "comunidade carente" no Rio de Janeiro, com a desculpa de "integrar" eles á cultura, é muito mais barato do que construir uma biblioteca.
Mas antes de se construir uma biblioteca, é preciso analisar se realmente vale apena investir naquela área.
De que adianta uma biblioteca em um morro com inclinação de quase 40 ° graus ?
Será que não seria melhor enfrentar o problema de frente, e dar a estas pessoas a oportunidade de morarem em local ADEQUADO, dentro da lei, com infraestrutura e tudo mais?
Para o governo é muito mais fácil fazer uma obra ou outra, muro de contenção e asfalto, manter os pobres la na mesma condição. Inevitavelmente aceitando a invasão de terrenos privados, públicos, áreas de preservação e todo tipo de irregularidade.
Só mudar o nome, resolve alguma coisa?
Então fiz essa imagem para vocês refletirem um pouco...