Por mais que as auto-escolas (CFC) ensinem (ao menos são pagas pra isso) e o código de transito seja bem claro, parece que os motoristas andam emburrecendo.

Vamos direto ao que interessa:



Lembrando que o farol de neblina não tem uso obrigatório justamente por ser um item opcional. A luz diurna é ainda mais difícil de se achar no Brasil, poucos modelos tem.
Se ficar na duvida, é só consultar o manual do carro (coisa que você já deveria ter feito antes!).
Vou dar alguns exemplos:

Alavanca seletora mais comum:
Botão/chave de iluminação da volkswagem:


Exemplo de figura do manual (KIA):


Quando a legislação, o mau uso do farol de neblina (em noites com boa visibilidade) não gera infração. Quero dizer, não há uma infração especifica, mas é possível aplicar o artigo 223:
Artigo 223Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Especialmente nos casos em que o veiculo teve os faróis de neblina desregulados propositalmente para iluminar uma distancia maior, ou modificados para receber lampadas de alta potencia (xênon). O proposito do farol de neblina é justamente ter curto alcance, se deseja iluminar a uma distancia maior basta utilizar o farol baixo.

Um excelente post sobre mau uso do farol de neblina é este no AUTOentusiastas do Carlos Mauricio Farjoun, leiam.
Outro posts sobre o assunto está no blog do TRÂNSITO E CIDADANIA EM JEQUIÉ do José Almeida.
Mais um link que vale apena citar, é o do CTB Digital que explica as coisas com mais formalidade. Inclusive esclarecendo que em tuneis com iluminação é obrigatório utilizar luz baixo, e nos sem iluminação a luz alta.

Então o resumo da utilização fica assim:




Parece obvio, farol de neblina só com neblina. Mesmo assim muitos siemos insistem em utilizar o farol de neblina sob condições de perfeita visibilidade. Vou mostrar alguns exemplos que copiei do post do ricardocmoreno no forum CeltaClube:

Errado - Dirigir a noite sem farol baixo.
Errado - Utilizar farol de neblina sem neblina ou chuva, modificar a Luz de direção para atuar como luz de posição.
Isso torna o pisca-pisca quase inútil, pois outros motoristas vão demorar mais para perceber que ele está piscando (isso se perceberem a tempo).
Por mais que alguns carros saiam assim de fabrica, é errado. E se o seu não saiu, não estrague, você pode ser multado por alteração de característica do veiculo. Não vale apena o risco, simplesmente não existe beneficio algum, só malefícios pros outros motoristas e pedestres.

O próximo exemplo é do Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG:
Errado - Novamente farol de neblina sob perfeita condição de visibilidade.

Já esse aqui nem vale apena citar...:
Errado - Percebe-se claramente como o farol de neblina ofusca a visão e a luz de posição não ilumina o suficiente.

Como se não bastasse a incompetência das auto-escolas, também temos a inoperância das policias (militar e rodoviária) e guardas municipais, o desleixo do DETRAN e a famosa ignorância somada ao desrespeito pelo próximo do povo brasileiro.

Algumas soluções:

  • Obrigatoriedade de acendimento automático dos faróis (baixos) de acordo com a luminosidade
  • Mecanismo (eletrônico) que impeça o acionamento dos faróis/lanternas de neblina sem o farol baixo ligado


No próximo post vou falar das luzes de pisca.